sexta-feira, 22 de abril de 2011

Bavaroise de Gelatina - receita

Esta sobremesa é muito colorida e vistosa. Fica sempre bem, é muito saborosa e não é muito doce.


Nota: Cá está a foto mas, não tão bonita como de costume. Não sei porquê.. mas, acho que coloquei mais água nas gelatinas do que é costume.. assim, ficaram com mais volume e quando fui para colocar o creme não coube todo e, eu como ´sou muito esperta (£&*"%)em vez de tirar alguma gelatina, não.., não coloquei o creme todo!lol

Ingredientes:

4cx de gelatina à escolha ou 2 cx se cada cx tiver 2 pacotes(leve em atenção as cores, porque é esse colorido que vai determinar a beleza da bavaroise) - a minha, este ano, vai ficar tipo "bandeira" espanhola -- morango e laranja..
1 lata de leite condensado
1 pc de natas (2dl)
5 folhas de gelatina branca

Primeiro vamos preparar as gelatinas, separadamente, por cores, no meu caso, faço 2 a duas, porque só tenho duas cores.. prepara-se como habitualmente mas reduzindo em 1 dl a quantidade da água, para cada pacote. Coloque em taças separadas, consoante as cores e leve ao frigorífico.

Depois de firmes, pode começar a segunda parte: até pode fazer de ante-véspera as gelatinas e na véspera a composição..

Numa forma, à escolha, mas grandinha.., untada com óleo e passada por água e escorrida, despejar os cubos de gelatina, misturando as cores. Eu pego em cada taça e com uma faca traço cortes verticais e depois horizontais, ficando os cubos.. depois despejo na forma, que no meu caso é de bolo inglês em vidro e grandota..

Entretanto as folhas de gelatina já estiveram de molho em água (pouca),algum tempo e já as levei ao lume, nessa água até começar a ferver, derretendo a gelatina incolor. Mexe-se e guarda-se.

Leva-se a bater no liquidificador, o leite condensado e as natas, junte a gelatina hidratada, bata mais um bocadinho e despeje de imediato (atenção que não pode estar quente) mas, também não pode demorar muito senão começa a solificar e depois já não faz o efeito devido..
Despejar sobre os cubos de gelatina na forma -- este creme branco vai preencher os espaços vazios entre os cubos coloridos da gelatina.

Vai ao frigorífico de um dia para o outro.

Com a ajuda de uma faca.. não é necessário aquecer a forma nem nada disso.., ela, graças ao óleo, desenforma muito bem.. desenforme e.. maravilhe-se a olhar e a comer :)

Bom apetite!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar como bem entender!

Selinho oferecido pela Verinha

Selinho oferecido pela Verinha
a quem eu muito agradeço!