terça-feira, 12 de julho de 2011

Ser ou não ser.., eis a questão!!


Há dias em que nos sentimos até um pouco inteligentes.. - e, n'outros.. não conseguimos discernir nada!!
Como afinal somos apenas um conjunto de químicos,interagindo no nosso organismo e, dependentes de imensos factores endógenos e/ou exógenos,pode haver níveis de variação a influenciarem os nossos pensamentos e, consequentemente as nossas atitudes..
Desde logo o que comemos nesse dia, ou o facto de a nossa mente estar distraída/preocupada com alguma coisa em concreto, desviando-nos a concentração, são alguns dos factores que podem alterar o resultado.. acho!
Ou existirão mesmo umas pessoas mais inteligentes que outras? - com genes melhores logo à nascença?
Talvez testes de QI repetitivos, em dias diferentes, com níveis de stress distintos, pudessem responder a esta questão..
E se, por outro lado, existíssem vários tipos de inteligência?
Também acontece muitas vezes, termos mais capacidades para determinadas áreas e nenhuma para outras.. acontecendo o inverso com outras pessoas..
Já existem estudiosos a debruçarem-se sobre estes temas: no final do Sec. XX, portanto há muito pouco tempo ainda, começou-se a falar de outros tipos de inteligência para além da nossa conhecida "Inteligência Intelectual (QI)" - e, surgiram outros conceitos - uma Inteligência Emocional (QE) e uma Inteligência Espiritual (QS).. A ciência caminha para aí..
Relativamente à inteligência emocional, mostra-nos que podemos ser uns génios mas, senão conseguirmos lidar com as nossas emoções.., perdemos muito do nosso potencial.. e, de facto, há quem tenha uma estrutura emocional mais desenvolvida que outros.., isso e visível!!
Mas, e quanto ao terceiro tipo?
- A física e filósofa, Dra. Dana Zohar, americana a viver em Oxford, na Inglaterra, escreveu um livro intitulado "QS - Inteligência Espiritual" que aborda este, ainda, polémico tema, para a ciência tradicional, que só pode ser compreendido com a visão holística da Ciência Quântica: a existência de um terceiro tipo de inteligência que é chamado por ela de Ponto de Deus e que seria responsável pelas experiências espirituais das pessoas...
Fica aqui este tópico a ser desenvolvido por quem achar interessante...

4 comentários:

  1. Um tema um pouco pesado para os meus conhecimentos.
    Pensava comigo porque será que em determinados dias os pensamentos não me ocorrem nem sei escrever e para ler não tenho vontade.

    Este universo por vezes torna-se num emaranhado que nunca conseguiremos ver com naturalidade.

    Para mim Deus é a origem e o fim natural de todas as coisas.

    ResponderEliminar
  2. Há vários tipos de inteligência... não nos limitamos àquela que é mais comummente entendida como tal.
    Mas não sei o suficiente para o discutir.

    ResponderEliminar
  3. Tenho um poste no hanukká que iria te encantar, a profundidade da inteligencia vinha do céu, tenho certeza que ela é a minha. Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Olá
    Gardner foi super feliz dividindo as inteligência
    (inteligências múltiplas) Na verdade todos temos taelnto em determinadas areas.
    Gostei da postagem.
    Obrigada pelas visitas carinhosas.
    Beijos na alma!
    Saudações Poéticas!

    ResponderEliminar

Sinta-se à vontade para comentar como bem entender!

Selinho oferecido pela Verinha

Selinho oferecido pela Verinha
a quem eu muito agradeço!