Envelhecer com neurónios (células cerebrais) saudáveis e com mobilidade é com certeza o sonho de todos. Uma alimentação saudável ou a prática regular de exercícios que se associa a saúde, pode não evitar estas doenças ditas degenerativas.
Incluimos nas doenças degenerativas as doenças de Parkinson e Alzheimer, que nos soam como palavrões assustadores e fazem com que fiquemos em pânico, cada vez que não nos lembramos de algo; Pode, é verdade, ser um sinal de início de uma destas doenças (neste caso Alzheimer). Mas nem sempre!
A genética pode contar a nosso favor ou contra nós.
Saber mais é sempre bom e consultar um médico especialista também, para despistar.
Doença de Parkinson - É uma desordem neurodegenerativa crónica e progressiva do Sistema nervoso central, caracterizada pela perda de produção de dopamina no cérebro e que afeta essencialmente a coordenação motora.Os sintomas vão-se manifestando de forma lenta e gradual:
Tomei conhecimento desta doença quando veio a público, em 1998, a notícia de que o ator, tão nosso conhecido, da série televisiva "Quem sai aos seus" e depois dos filmes "Regresso ao Futuro", Michael J. Fox, estava com esta doença e, assustador, ele tinha apenas 27 anos.
A medicação que possui função neuroprotetora, ou seja, que ajuda a diminuir a morte neuronal com intúito de evitar a redução da produção de dopamina, é o objetivo para retardar a progressão da doença.
Doença de Alzheimer - É um distúrbio neurológico progressivo, que faz com que o cérebro encolha (atrofia) e as células cerebrais morram. O sintoma mais comum é a dificuldade em lembrar eventos recentes. À medida que a doença avança os sintomas podem incluir problemas de linguagem, desorientação (incluindo o perder-se facilmente), esquecimento de pessoas próximas e da sua própria identidade. Não há ainda nenhum medicamento ou suplemento que tenha demonstrado diminuir o risco. Nunhum tratamento interrompe ou reverte a sua progressão, embora alguns possam melhorar temporariamente os sintomas.
Podemos ver estes sintomas na série sul coreana "Navillera" ou nos filmes "O meu nome é Alice" e " O Pai".
Recentemente soubemos (eu pelo menos nunca tinha ouvido falar) de outra doença deste tipo, a afasia, que foi diagnosticada ao ator Bruce Willis, que interrompeu (temporariamente) a sua carreira, por causa da doença. A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade em ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem. A fonoaudiologia pode ajudar, embora nem sempre. São apontadas como causas, os AVC (Acidentes Vasculares Cerebrais), os traumatismos cranianos e as encefalites, Nestes casos, a doença não piora progressivamente. No entanto, se a causa derivar de um tumor cerebral em expansão, sim.
Pesquisa realizada na Net em vários sites e wikipédia.
Envelhecer com saúde é de fato um grande desafio e requer uma certa dose de sorte. Torço para que este seja o meu caso! Abraço!
ResponderEliminar